2013-03-05 "Os sócios são o 12.º elemento em todas as conquistas" Em entrevista ao site do C.C.D. Santa Eulália, o presidente do clube, Prof. Carlos Faria, mostrou o seu enorme contentamento quanto ao apuramento para a fase da subida de divisão, marco conquistado no passado domingo. Carlos Faria falou ainda dos melhores e piores momentos dos 13 anos passados à frente do clube.
Site C.C.D. Santa Eulália - Mais uma conquista nos seus inúmeros feitos: depois de 13 anos à frente do clube, consegue a passagem à segunda fase para o apuramento da subida do Campeonato Nacional da 3.ª Divisão. Qual o sentimento?
Prof. Carlos Faria - Mais um momento positivo. Esta época tem sido marcada por grandes momentos que ficarão para sempre imortalizados na história do nosso clube. Desde a passagem, pela primeira vez, à 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, da receção ao F.C. Porto, à inauguração do novo sintético. Nesta nossa primeira época no campeonato Nacional da 3ª Divisão, penso que devemos estar todos orgulhosos pelo trabalho desenvolvido. Era um objetivo nosso conseguirmos o apuramento, foi assegurado e está toda a gente de parabéns, por termos possibilitado a este clube disputar a 2.ª fase e, consequentemente, criar novos horizontes, novas motivações e novos objetivos.
Site C.C.D. Santa Eulália - E agora? A meta a alcançar para o restante Campeonato?
Prof. Carlos Faria – Esta 2.ª fase, onde vão competir os primeiros 6 classificados, vai ser muito dificil, como se sabe, fruto da reestruturação dos campeonatos nacionais a fazer efeito na próxima época, os dois primeiros e os cinco melhores terceiros da seis séries sobem para o Nacional de Seniores (novo nome designado à 2.ª Divisão), as restantes equipas descem, indo integrar os respetivos campeonatos das suas Associações. Com as dificuldades inerentes, este grupo de trabalho vai bater-se pela melhor classificação possivel, tentando alcançar um lugar que permita algo.
Site C.C.D. Santa Eulália - Se pudesse resumir o seu histórico durante estes 13 anos, como seria? O momento mais marcante pela positiva?
Prof. Carlos Faria – A verdade é que já lá vão 13 anos, 7 mandatos consecutivos e muitas histórias, lutas, dores de cabeça e vitórias conquistadas. Durante esta temporada, a evolução foi tanta e as mudanças também que acaba por ser demasiado complicado de mencionar qual o melhor momento. Todas as subidas de Divisão, todas as conquistas da Taça de A.F. Braga, todas os bons figurinos das nossas Camadas Jovens, bem como o enriquecer e crescer de todas as infraestruturas do nosso Clube acabam por ser o coroar do sacrificio e dedicação de todas as direções que encabecei. Ser Presidente deste clube já não é tarefa fácil. O crescimento é galopante e agora temos um patamar nacional nunca antes vivido pela maior parte dos nossos intervenientes. Estamos provavelmente a colher frutos de todos os esforços passados e estamos a preparar este presente para que, num próximo futuro, novas colheitas sejam feitas e novos sorrisos e motivos de alegria possamos trazer aos Eulalenses e a toda a comunidade.
Site C.C.D. Santa Eulália - E pela negativa?
Prof. Carlos Faria – Em tantos anos existem sempre momentos negativos, ou menos positivos, questões de dificuldade financeira são as que trazem mais condicionalismos, mais desgaste. Mas estas situações têm sido superadas num trabalho forte e sustentado numa grande organização, aliado a uma grande paixão.
Site C.C.D. Santa Eulália - Soube-se à pouco da nomeação do ZéZé para os Troféus Desportivos “O Minhoto”. Como vê esta nomeação?
Prof. Carlos Faria - A nomeação do ZéZé é o reconhecimento pela época fantástica que fez, bem como de todos os que pertenceram aos nossos quadros na época transata, e eu obviamente fico muito contente por verificar que o nome do nosso clube e dos nossos atletas são reconhecidos pelo seu valor.
Site C.C.D. Santa Eulália - Alguma palavra para os Sócios e Adeptos do Clube para o restante Campeonato?
Prof. Carlos Faria - Os sócios e simpatizantes de qualquer Clube ou instituição tem sempre um papel importante. A palavra que lhes gostaria de transmitir é que, sem dúvida, são uma mais valia e são o verdadeiro 12.º elemento em todas as conquistas. Pedir-lhes que, mais do que nunca, nos acompanhem, nos apoiem e que se juntem a nós, se façam sócios e sejam voz ativa no clube.